quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Atividade

Desporto & Saúde !
Há que concluir que o desporto só nos beneficia, sendo que nos oferece uma enorme quantidade de vantagens.
 A atividade desportiva regular não se destina apenas a quem necessita ou acha que precisa de perder peso, mas sim a todos nós, independentemente do sexo, da idade, da cor do cabelo ou da cor dos olhos.
Aqui ficam umas dicas e "conhecimento".

A importância do desporto na saúde !
A atividade física é determinada como qualquer movimento corporal, que resulte em gato maior energético.
A atividade física e os outros desportos saudáveis são essenciais para um comportamento saudável e bem- estar das pessoas, desta forma podemos afirmar que a atividade física regular promove a saúde do praticante ajudando no combate à obesidade, baixando a tensão arterial e deste modo, melhorando a circulação sanguínea.
A atividade física beneficia a saúde, que por sua vez melhora a qualidade de vida e reduz o risco de desenvolvimento de doenças.

Indicações de como se devem praticar os exercícios:
1) Só praticar exercícios sob orientação;
2) Realizá-los com regularidade;
3) Fazer alongamentos e o devido aquecimento antes de praticar qualquer tipo de exrecício;
4) Exercitar-se até se sentir "agradavelmente" cansado;
5) Não querer fazer tudo de uma só vez;
6) Nunca praticar um desporto só no fim-de-semana, principalmente se não tiver alguma preparação física;
7) Não se descuidar da hidratação. Quanto mais intesa a prática do exercício, maior a perda de água e de sais minerais. Portanto bebaa muita água antes, durante e após treino;
8) Se não for "adepto" de nenhuma modalidade como a ginástica ou de algum desporto, opte por apenas caminhar.

Benefícios da prática de desporto:
- Prevenção ou redução da hipertensão;
- Diminuição da pressão arterial;
- Melhoria da composição corporal (redução da pecentagem de massa gorda, melhor controlo do peso e prevenção da obesidade);
- Redução do risco de morte por doenças cardíacas ou AVC;
- Atrasa de certa forma o envelhecimento;
- Melhora a qualidade de vida;
- Promove o bem- estar psicológico, reduz o stress, a ansiedade e a depressão;
- Ajuda a pessoa a ser mais produtiva no trabalho;
- Proporciona mais energia;
- Ajuda a relaxar e a sentir menos tensão;
- Melhora a capacidade de dormir bem;
-  Aumenta a força muscular;
- Fortalece os músculos;
- Aumenta a resistência à fadiga.

A importância da alimentação na atividade física
A atividade física e os desportos são essenciais para a nossa saúde e bem.estar. Atividade física adequada e o desporto para todos constituem um dos pilares para um estilo de vida saudável, a par de uma alimentação saudável, uma vida sem tabaco e evitar outras substâncias prejudiciais à saúde.
A alimentação e a atividade física são aspetos fundamentais para quem pretende viver com mais e melhor saúde e també, manter-se em boa forma física.
A alimentção saudável e a atividade fisica regular para além de ajudar a controloar o peso, permite-nos manter uma boa composição corporal, ainda prevenir o excesso de peso e a obesidade e manter os níveis de pressão arterial, colestrol e glicemia dentro dos parâmetros normais. Assim, deseganem-se os que ainda pensam que só por terem uma alimentação saudável não necessitam de praticar atividade física bem como moderada e descuidam-se da sua alimentação.
Não se deve iniciar a prática de atividade física em jejum, é importante consumir alimentos que ofereçam a energia necessária para o seu treino.
A ausência do alimento poderá provocar fraqueza e indisposição prejudicando assim o desempenho do indivíduo. Também o aumento da ingestão de água é fundamental para manter uma boa hidratação corporal, pois as perdas aumentam com a atividade física, devido à transpiração. Praticar uma alimentação saudável e atividade física regular não se destina apenas a quem necessita  perder peso, mas sim a todos nós, independentemente do sexo e da idade.

Espero que gostem ;)