sábado, 17 de setembro de 2016

Fases

Hello , hello :)
Hoje venho vos falar de uma assunto muuuuiiitttto parecido com o post anterior , as fases do sono !

Como sou uma pessoa que adora dormir (como já vos tinha dito no post anterior), então hoje resolvi realizar uma pequena pesquisa acerca das fases de sono :) !

Ora bem , cá vamos nós :) :
O sono é um estado natural de consciência, complementar ao da vigília, ou seja, estado desperto, em que há repouso normal e periódico, caraterizado tanto no ser humano como nos outros vertebrados, pela suspensão temporária da atividade perceptivo-sensorial e motora voluntária.
O estado de sono é caracterizado por um padrão de ondas cerebrais típico, essencialmente diferente do padrão do estado de vigília, bem como do verificado nos demais estados de consciência.
Dormir significa passar do estado de vigília para o estado de sono. No ser humano o ciclo do sono é formado por cinco estágios e dura cerca de noventa minutos (podendo chegar a 120 minutos). Ele repete-se durante quatro ou cinco vezes durante o sono.
Pode definir-se o sono como "um período de repouso para o corpo e a mente", durante o qual a vontade e a consciência estão em inatividade parcial ou completa.
O sono é importante para a recuperação da saúde em situação de doença, enquanto a privação deste pode afetar a regeneração celular assim como a total recuperação da função imunitária.
O total de horas de sono para uma pessoa está normalmente entre as sete e as oito horas.

O Ciclo do Sono
Um ciclo do sono dura cerca de noventa minutos, ocorrendo quatro a cinco ciclos num período de sono nocturno.
O sono divide-se em dois tipos fisiologicamente distintos:
- NREM: Movimento Não Rápido dos Olhos
- REM: Movimento Rápido dos Olhos

Sono NREM:
- O sono NREM (ou não-REM) ocupa cerca de 75% do tempo do sono e divide-se em quatro períodos distintos conhecidos como estados 1, 2, 3 e 4.
- Estado 1: Começa com uma sonolência. Dura aproximadamente 5minutos. A pessoa adormece.
Estado 2: A pessoa já está a dormir, mas não profundamente. Dura cerca de 5 a 15 minutos.
- Estado 3: Nesta fase os estímulos necessários para acordar alguém são maiores. Do estado 3 para o 4 há uma progressão de dificuldade de despertar. Esse estado tem duração cerca de 15 a 20 minutos.
Estado 4: Sºao quarenta minutos de sono profundo. É muito difícil acordar alguém nessa fase de sono.

Este estado NREM do sono caracteriza-se pela secreção do homónio do crescimento em grandes quantidades, promovendo a síntese proteica, o crescimento e reparação tecidular, inibindo assim o catabolismo. O sono NREM tem um papel anabólico, sendo essencialmente um período de conservação e recuperação de energia física.

Sono REM:
O sono REM caracteriza-se por uma intensa atividade registrada no EEG (electroencefalograma), seguida por flacidez e paralisia funcional dos músculos esqueléticos. Nesta fase, a atividade cerebral é semelhante à do estado de vigília. Nesta fase de sono, a atividade omírica é intensa, sendo sobretudo SONHOS envolvendo situações emocionamente muito fortes.
É durante esta fase que é feita a integração da atividade cotidiana, isto é, a separação do comum do importante.
A fase representa 20 a 25 % do tempo total de sono e surge em intervalos de 60 a 90 minutos.
É essencial para o bem-estar físico e psicológico do indivíduo.

Algumas perturbações do sono:
- Ronco;
- Apneia do sono;
- Insónia;
- Hipersónia;
- Síndrome de Kleine- Levin;
- Síndrome do atraso das fases do sono (SAFS);
- Fatores ambientais.

A necessidade diária do sono varia não só de indivíduo para indivíduo como também no mesmo indivíduo de dia para dia.
Existem vários fatores que contribuem para a alteração do padrão de sono, nomeadamente fatores físicos, sócio-culturais, psicológicos, ambientais e outros.

Dentro do ambiente temos então os seguintes fatores:

- Ruído;
- Luz;
- Temperatura;
- Sonho ou pesadelo.
Também podem ocorrer "sensações" de fuga ou luta durante os últimos destados do sono NREM, como ouvir o somo do despertador tocando, alguém a chamar pela seu nome, etc.

O corpo também poupa energia, restaura tecidos e ganha massa muscular.
O sono tem 4 fases e cada uma delas é responsável por uma atividade diferente- seja a libertação de hormónios, seja a consolidação da memória e do aprendizado.
Por essa razão, dormir bem e de forma contínua é importante, já que uma pessoa acorda durante a noite, volta ao estado inicial de sono e isso pode interferir em alguns processos que só ocorrem na da fase mais profunda, a REM.
No ínicio da manhã, o corpo pára de libertar o hormónio do crescimento (GH) e começa a produzir o hórmonio cortisol, que controla inflamações, alergias, stress e ajuda a manter a estabilidade emocional.
A queda rápida de temperatura corporal que se dá após o térmio da atividade também faz com que a pessoa adormeça mais facilmente.
E uma das características da fase inicial é justamente a mudança da tempreatura , que provoca sonolência.

Espero que tenham gostado :)