segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Sinais ...

Hellooooooooo :)
Como já devem ter percebido , eu aqui no blog não faço apenas post's de apenas um determinado assunto , mas sim de vários ;)
Ora bem , o assunto que hoje vos trago é nada mais , nada menos do que SINAIS que indicam que precisas dormir mais !
DORMIR ... A minha "atividade" favorita :D

Existem diversos sinais que podem mostrar que precisamos melhorar o nosso sono, e assim usufruir de um desempenho muito melhor, já que uma noite mal dormida pode acarretar em diversos problemas.
Entretanto, o nosso corpo pode demonstrar que precisamos dormir mais através de sinais os quais nem imaginamos que possa ser uma demonstração, por isso vamos verificar aqui os sinais que indicam que precisas de dormir mais.

Para ter um bom desempenho no dia-a-dia é essencial ter uma boa noite de sono, no entanto, isso muitas vezes não ocorre. O ideal é dormir de 6 a 8 horas, menos que isso o teu rendimento pode ficar comprometido.
Acordar várias vezes durante o sono também pode causar malefícios ao organismo.
O sono pode oferecer diversos benefícios, entre eles:
Fome excessiva
- Sentir muita fome e a necessidade de comer o tempo todo pode ser um sinal de que você precisa dormir mais. Segundo pesquisas, a má qualidade do sono altera níveis hormonais responsáveis por causar a fome.
Resfriado persistente
- Pesquisas comprovam que pessoas que dormem menos que sete horas por dia tendem três vezes mais chances de apanhar resfriados. Por isso se andas te resfriando constantemente fica atento ao teu sono.
Falta de foco e sem memória
- Poucas horas de sono pode causar problemas cognitivos, como a dificuldade em prestar atenção e dificuldade de aprendizagem. Por isso se estudas é essencial ter uma boa noite de sono.
Diminuição do desejo sexual
- Pessoas que sentem menos vontade de ter relações sexuais não precisam ficar preocupadas, pois esse fator pode estar diretamente ligado à falta de sono. Segundo estudos, a falta de descanso pode resultar no aumento de níveis de cortisol – hormona que aumenta o stress – e diminui a libido.

Como dormir bem e melhor ?
Então para teres uma boa noite de sono irei colocar abaixo algumas dicas que tenho certeza que irão te ajudar imenso e poderás finalmente ter uma noite bem tranquila para o teu novo dia que irá amanhecer.
1 – Não vás para a cama sem estares com sono.
2 – Acorda à mesma hora todas as manhãs, inclusive nos fins de semana (se sentires que precisas acordar mais tarde aos sábados e domingos, que seja apenas uma hora a mais).
3 – Não faças sestas.
4 – Não consumas bebidas alcoólicas durante o período de quatro horas antes de ires para a cama.
5 – Não consumas cafeína após as 16 horas, ou no período de seis horas antes de te deitares (informa-se sobre bebidas, alimentos e medicações que contenham cafeína).
6 – Não fumes durante muitas horas antes de ires para a cama.
7 – Faz exercício regularmente (o melhor horário para praticar atividades físicas é ao final da tarde ou de manhã. Evita esforços físicos após as 18 horas).
8 – Usa o senso comum para fazer o teu ambiente apropriado para o sono. A temperatura deve ser adequada, o mínimo possível de som, barulho e luz.
9 – Se estás acostumada(o), faz um lanche leve antes de dormir (bolachas salgadas, leite, queijo branco -não comas chocolate ou coisas com muito açúcar , evita muito líquido , se acordares a meio da noite, não comas, senão começarás a acordar sempre no mesmo horário com fome).
10 – Não uses a tua cama ou quarto para outras atividades que não seja dormir (a única exceção a essa regra é a atividade sexual). - Não deves ver TV, ler, conversar ao telefone nem se preocupar, discutir com seu cônjuge ou comer na cama.
11 – Estabelece uma rotina para ir para a cama como sinal para dormir:
- Escova os dentes, acerta o despertador e faz coisas compatíveis com o horário;
- Realiza essas atividades à mesma ordem todas as noites;
- Usa a tua posição de dormir preferida em combinação com a tua almofada e o teu cobertor preferidos.
12 – Quando estiveres na cama, apaga as luzes com a intenção de adormeceres logo. Se não consegues dormir em pouco tempo (10 minutos), levanta-te da cama e vai para outra área da casa;
- Faz alguma atividade tranquila até começares a sentir sono de novo e então retorna ao quarto para dormires.
13 – Se não adormeceres rapidamente, repete a instrução anterior.
- Repete esse processo quantas vezes for necessário durante a noite;
- Use esse mesmo procedimento se acordares a meio da noite e não conseguires voltar a dormir rapidamente.


 Aqui ficam algumas dicas para quem tem alguns problemas em dormir/adormecer :)